segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cosméticos de luxo

A pedidos dos meus pacientes e amigas o blog dermatologia em foco vai começar a falar sobre alguns cosméticos de luxo.

Além do glamour, frascos lindos e perfumes encantadores, estes creminhos de marcas famosas também possuem muita tecnologia e ciência envolvidas.

Vou começar com a dica de um dos meus Top 10...
... Capture Sculpt 10 Fluide Fermeté Lifting - DIOR


O que este creme promete??
- Firmeza - Sua proposta é uma ação lifting com efeito 10: 10 vezes mais firmeza, pele 10 vezes mais jovem.  O colágeno exerce papel fundamental na sustentação da derme ( lembram? falei no primeiro post.). Porém, para recuperar a elasticidade e a densidade da pele, não basta ativar sua produção, mas sim restaurar a correta formação do colágeno triplo hélice, que confere às fibras sua densidade e sua boa qualidade de "mola". Isso mesmo, o colágeno parece uma mola! Com o envelhecimento, exposição solar, fumo, etc. , esta molinha vai perdendo sua elasticidade e ficando igual a um elástico velho, e aí, surgem as terríveis flacidez e ruguinhas.

Existe uma molécula responsável pela organização desta mola: a HSP 47. Muito presente nas peles jovens, sua taxa diminui com a idade e o colágeno perde a sua estrutura. Para estimular a produção da HSP 47, o Centro de Inovação Dior criou um ativo "efeito plástica", extraído do chá branco, rico em polifenóis que permite a síntese do colágeno triplo. Esse extrato confere a toda linha Capture Sculpt 10 seu incrível efeito lifting, que ajuda a pele a se manter firme e tonificada. 

Além disso este serum dos sonhos  possui  também uma substância chamada de GP4G (Extraído do plâncton Artemia salina) que  protege e repara o DNA, além de estimular a síntese de colágeno.
 Asim, além do efeito cinderela, este serum também trata sua pele. Ótimo para ser usado naqueles dias de festa antes da maquiagem.
A linha é completa! Tem creme para área dos olhos, pescoço, ao redor da boca...
O meu preferido é o serum/fluid para face: textura agradável, leve e cheirinho delicioso!!!!



Mas, nem tudo é fácil assim, né?! Então, não esperem milagres! É um cosmético muito bom, apresenta resultados, mas não vai resolver uma flacidez importante.
Além disso, o preço é bem salgado se comprado no Brasil ( média de R$300,00). Mas vale a pena investir se for viajar, o preço no exterior custa em média US$ 90,00.

Mas lembrem-se é sempre bom consultar um dermatologista antes do uso de qualquer cosmético. Só o médico dermatologista saberá identificar e tratar sua pele da forma correta.

Este tópico de cosméticos de luxo irá continuar! E aí, gostaram?
Anh, o Blog dermatologia em foco também abordará os temas: "cosméticos baratos" e " top 10" em breve.

Bjs e boa segunda-feira para todos.



domingo, 27 de fevereiro de 2011

A pele

  Bem vindos ao blog dermatologia em foco. Nosso objetivo é discutir temas ligados a saúde da pele e produtos para tratamento e embelezamento da sua pele.
Para isso farei uma breve explicação deste pedacinho do nosso corpo que me encanta e é fonte do meu estudo.

  A pele não é apenas o revestimento do nosso corpo, ela faz parte do nosso corpo sendo o maior órgão do corpo humano (cerca de 15% do peso corporal). Ela é responsável pelo revestimento, tem a função vital de conservação e manutenção do equilíbrio corporal, possui função de defesa, tem capacidade renovadora e de reparação.
 
  A nossa pele é dividida em 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme.

  A epiderme é a camada mais superficial que tem a função de proteção e possui diversas estruturas responsáveis pela cor, tato, defesa imunológica e onde encontramos os anexos da pele: pêlo, unhas e glândulas.
  A derme é a camada intermediária da pele e nela encontramos os fibroblastos, que são as células responsáveis pela produção de colágeno e elastina, que conferem a elasticidade, turgor e sustenção da pele. Nesta camada também encontram-se os vasos sanguíneos e nervos, além de parte dos folículos pilossebáceos.
 
  A hipoderme é a camada mais profunda da pele e é composta por células de gordura delimitadas por traves de colágeno.

  Suas funções são diversas, dentre elas:
  • Proteção – física, química e imunológica.
  • Percepção / sensorial – calor, frio, dor e tato.
  • Hemorregulação e termorregulação.
  • Secreção – sebácea, suor, melanina e queratina.
  • Excreção – água e eletrólitos.
  • Metabolização – hormônios (testosterona) e vitamina D.
  • Comunicação – reações de alegria, tristeza, etc.